O principal recurso que distingue o PlayStation 3 de seus predecessores é o seu serviço unificado de jogo online, o PlayStation Network, que contraria a política oficial da Sony de depender dos desenvolvedores de jogos para conseguir tal experiência. Outros recursos do console incluem suas robustas capacidades multimídia, sua conectividade com o PlayStation Portable e a utilização de formato de disco óptico de alta-definição, Blu-ray Disc, como seu meio de armazenamento primário. O PlayStation 3 também foi o primeiro reprodutor no mercado de Blu-ray compatível com a especificação 2.0.
O PlayStation 3 foi inicialmente lançado em 11 de novembro de 2006 no Japão, 17 de novembro de 2006 na América do Norte, 16 de março de 2007 no Reino Unido e Irlanda e em 23 de março de 2007 na maior parte da Europa e na Oceania.
Foram disponibilizadas duas SKUs ao lançamento: um modelo básico com disco rígido (HDD) de 20 GB e um premium com um disco rígido de 60 GB e vários recursos adicionais (o modelo de 20 GB não foi lançado na Europa ou Oceania). Desde então, várias revisões foram realizadas aos modelos disponíveis do console, particularmente com o lançamento de um novo modelo "slim" em setembro de 2009, coincidindo com a reformulação do console e seu logotipo.
O PlayStation 3 (então marcado PLAYSTATION 3) foi revelado oficialmente ao público pela Sony em conjunto com o seu controlador original em formato de bumerangue em 16 de maio de 2005, durante a conferência E3 2005. Uma versão funcional do sistema não estava presente na conferência, muito menos na Tokyo Game Show em setembro de 2005, entretanto, demonstrações (como o Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots) foram mantidas em devkits e hardware de PC comparável em ambos os eventos. Também foram mostradas sequências de vídeo baseados em especificações preditas do PlayStation 3 (notavelmente a demonstração técnica de Final Fantasy VII). O protótipo inicial mostrado em maio de 2005 apresentava duas portas HDMI, três Ethernet e seis USB; contudo, ao ser mostrado novamente um ano mais tarde na E3 2006, foram reduzidas para uma porta HDMI, uma Ethernet e quatro USB, presumidamente para reduzir custos. Duas configurações de hardware para o console também foram anunciadas: um modelo de 20 GB e um de 60 GB com preços de $499 (€499) e $599 (€599), respectivamente. O modelo de 60 GB seria a única configuração a apresentar uma porta HDMI, conexão Wi-Fi, leitor de cartões de memória e um enfeite cromado com logotipo prateado. Os console foram anunciados para lançamento mundial simultâneo: 11 de novembro no Japão e 17 de novembro na América do Norte e Europa.
Em 6 de setembro de 2006, a Sony anunciou que o lançamento do PlayStation 3 na região PAL (Europa e Oceania) seria atrasado até março de 2007, devida a escassez de materiais utilizados na unidade de Blu-ray Disc.
Na Tokyo Game Show em 22 de setembro de 2006, a Sony anunciou que incluiria uma porta HDMI ao modelo de 20 GB, mas que um enfeite cromado, leitor de cartões de memória, logotipo prateado e Wi-Fi não seriam incluídos. Além disso, o preço de lançamento do modelo de 20 GB japonês foi reduzido em mais de 20% e o de 60 GB anunciado com um esquema de preço aberto no Japão. Durante o evento, a Sony mostrou 27 jogos de PlayStation 3 sendo executados em hardware final.
O PlayStation 3 foi lançado inicialmente no Japão em 11 de novembro de 2006 às 07:00. De acordo com Media Create, 81.639 sistemas PlayStation 3 foram vendidos em menos de 24 horas à sua introdução no Japão.
Blu-ray
Disco de um Blu-ray
Na fase de desenvolvimento do PlayStation 3, a Sony decidiu equipar o Blu-ray no PlayStation 3, cuja intenção era promover o formato desenvolvido e filmes armazenados nesse formato. O disco é de 12 cm de diâmetro, como o DVD e CD. Os jogo de PlayStation 3 são armazenados nesse formato, o que muitos desenvolvedores se aproveitaram da capacidade de armazenamento da unidade de adicionar mais extras nos jogos. Os discos Blu-ray são feitos de papel e celulose, em vez de polímeros como no caso de CD ou DVD, para que sejam biodegradáveis. Mas os discos Blu-ray tem uma proteção de arranhão resistente não-biodegradáveis. Um disco Blu-ray pode armazenar aproximadamente 25 GB de dados por camada, 50 GB dupla camada. Em 2008, o Blu-Ray se tornou o padrão para o sucessor do DVD óptico, após a retirada da Toshiba na produção de HD DVD em fevereiro de 2008. Na guerra dos formatos anteriores entre HD DVD e Blu-ray, o PlayStation 3 foi considerado como o leitor de Blu-ray mais barato. Um estudo mostrou que 60% dos donos de PS3 não sabe que tem Blu-ray, os outros 40% sabe que incorpora este leitor e o usam para assistir filmes em alta definição. Foi também o mesmo estudo para outros consoles, onde 30% sabem que você pode usar o leitor para assistir filmes em alta definição.
PS3 Slim e reformulação do console
Seguindo a especulação de que um modelo 'slim' estava em processo, a Sony anunciou oficialmente o modelo CECH-2000 do PlayStation 3 em 18 de agosto de 2009 na conferência de impressa da Sony na Gamescom. Dentre seus recursos está um console de forma menor e com menos ruído quando ligado. Foi lançado na maioria dos territórios em setembro de 2009. Como parte do lançamento o modelo “slim”, o logotipo do console foi alterado da "fonte estilo Homem Aranha" e PLAYSTATION 3 em letras maiúsculas para um logotipo mais parecido com os tradicionais logotipos do PlayStation e PlayStation 2; e com um PS3 impresso no console. Junto com a reformulação do console e logotipo, a tela de inicialização de todos os consoles foi alterada de “Sony Computer Entertainment" para "PS3 PlayStation 3", possuindo um novo som e tendo sua tela de inicialização de jogo removida. A arte de capa e pacote dos jogos também foi alterada para refletir a reformulação.
Modelo original
PlayStation 3
O PlayStation 3 original.
Fabricante Sony Computer Entertainment
Família do
produto PlayStation
Tipo Console de videogame
Geração Sétima geração
Disponibilidade De novembro de 2006 a setembro de 2009
Existem cinco modelos de hardware original do PlayStation 3, os quais são comumente referidos pelo tamanho de suas unidades de disco rígido integradas: "20", "40", "60", "80" e "160" GB. A única diferença na aparência dos primeiros cinco modelos era a cor do enfeite, número de portas USB, a presença ou ausência de uma porta (que cobre o leitor de cartões de memória em modelos equipados) e algumas pequenas alterações nos ventiladores de ar. Todos os pacotes de revenda incluem um ou dois controladores Sixaxis e/ou um controlador DualShock 3 (desde 12 de julho de 2008), um cabo miniUSB para USB (para conectar o controlador e o PlayStation Portable ao sistema), um cabo de vídeo componente/saída de áudio estéreo, um cabo Ethernet (apenas em 20, 60 e CECHExx 80 GB) e um cabo de força. Todos os modelos suportam emulação via software do Playstation original, mas o suporte à retrocompatibilidade foi sendo continuamente reduzida nos modelos posteriores, sendo Bundle de 80GB de Metal Gear Solid 4 o último modelo a anunciar retrocompatibilidade integrada. Problemas de compatibilidade com jogos em ambos os sistemas são detalhados em um banco de dados público hospedado pelo fabricante. Todos os modelos, excluindo o de 20 GB, incluem Wi-Fi 802.11 b/g. Além de todos esses recursos dos modelos de 20 GB, o modelos de 60 GB possui Wi-Fi IEEE 802.11 b/g interno, múltiplos leitores de cartão de memória (SD/MultiMedia Card, CompactFlash Type I/Type II, Microdrive, Memory Stick/PRO/Duo) e um enfeite colorido cromado. Em termos de hardware, o modelo de 80 GB lançado na Coréia do Sul é idêntico ao modelo de 60 GB lançado nas regiões PAL, exceto pela diferença no tamanho do disco rígido.
Assim como os modelos sul-coreanos e europeus, o modelo de 80 GB (2007) norte-americano também exclui a CPU "Emotion Engine" do PlayStation 2. Entretanto, ainda mantendo o GPU "Graphics Synthesizer". Devido à eliminação do "Emotion Engine", o nível de compatibilidade foi reduzido. Os modelos de 40 GB, 80 GB (2008) e 160 GB possuem duas portas USB ao invés de quatro portas USB em outros modelos e não inclui múltiplos leitores de cartão de memória, suporte à SACD ou qualquer retrocompatibilidade com jogos de PlayStation 2. Em conseqüência da remoção da GPU "Graphics Synthesizer", a qual removeu o hardware baseado em PlayStation 2 das unidade.
Nenhum Wi-Fi ou leitor de cartão de memória oficiais jamais foi lançado pela Sony para o sistema de 20 GB, embora houvesse planos de lançá-los. Desde setembro de 2009 a Sony não deu mais ênfase nestes complementos propostos. No entanto, como o modelo apresenta quatro portas USB 2.0, rede sem fio e cartão de memória flash o suporte já pode ser obtido através do uso de uma variedade de adaptadores USB externos disponíveis e hubs de mídia de terceiro específicos para o PlayStation 3.
Houve rumores de que o processador Cell na terceira geração do PlayStation 3 (40 GB, 2008 80 GB e 160 GB) passaria do processo de fabricação de 90 nm para o mais recente de 65 nm,86] o qual o CEO da SCEI, Kaz Hirai, confirmou mais tarde, posteriormente o processador foi reduzido para um processo de 45 nm. Essa alteração diminuiu o consumo de energia do console e tornou-o menos caro à produção.